EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS E REGIMES ATENCIONAIS FRAGMENTÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.39764Palavras-chave:
Educação, Cultura, Experiências InstituintesResumo
O objetivo do presente artigo é, a partir da concepção grega de Prosokhé (atenção) como veículo da ascese, conceito explorado por Pierre Hadot em seu livro “Exercícios Espirituais: de Sócrates a Foucault”, tentar traçar a relação entre as práticas dos Exercícios Espirituais e a formação estética da afetividade e das faculdades mentais (pensamento, memória e atenção). Investiga-se como a escola formal contemporânea, em sua interrelação com o mundo, especificamente o mundo do trabalho, contribui para a formação dos regimes atencionais, o que se buscará evidenciar pela exposição de normas, práticas e estatísticas próprias do universo educacional. O método de exposição e arguição ora utilizado é pautado na exploração dos conceitos apresentados e sua relação com os fatos históricos.Downloads
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