O ATAQUE À EDUCAÇÃO PÚBLICA E À DEMOCRACIA PELAS CONTRARREFORMAS E O FUNDAMENTALISMO AULA MAGNA PROFERIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA - NITERÓI, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM AGOSTO DE 2019.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.40172Palavras-chave:
Educação pública. Universidade. Contrarreformas. Fundamentalismo.Resumo
O texto nasce de uma palestra proferida pelo autor na Aula Magna do Curso de Pedagogia - Niterói, da Universidade Federal Fluminense, em agosto de 2019 e discute os ataques que a educação pública e a democracia vêm sofrendo nos tempos hodiernos. Apresenta pressupostos sobre os espaços de atuação na sociedade e as ferramentas da universidade e seu papel na produção de conhecimento para transformação da realidade. Levanta um percurso histórico problematizando de onde viemos, o que nos define estruturalmente como sociedade. Culmina nos aspectos contemporâneos do contexto brasileiro, apontando uma discussão sobre o golpe de Estado de 2016, as contrarreformas e o fundamentalismo de extrema direita que desponta no país. Provoca o pensar sobre qual deve ser a luta da educação no processo de formação dos sujeitos.
The text is born from a lecture given by the author in the Aula Magna of the Pedagogy Course - Niterói, Fluminense Federal University, in August 2019 and discusses the attacks that public education and democracy have been suffering in modern times. It presents assumptions about the spaces of action in society and the tools of the university and their role in the production of knowledge for reality transformation. It raises a historical course questioning where we came from, which defines us structurally as a society. It culminates in contemporary aspects of the Brazilian context, pointing to a discussion about the 2016 coup d'état, the counter-reforms and the extreme right fundamentalism that is emerging in the country. It provokes thinking about what should be the struggle of education in the process of formation of subjects.
Downloads
Referências
DA SILVA, Juremir Machado. Raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
FERNANDES, Florestan. Geração perdida. In: A sociologia no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
HOBSBAWM, Eric. Renascendo das cinzas. In: BLACKBURN, Robert. Depois da queda: o fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 255-70.
HOBSBAWM, Eric. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
KORYBKO, Andrew. Guerras híbridas. Das revoluções coloridas, aos golpes. São Paulo: Boitempo, 2018.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
MARX, Karl e ENGELS, Frederich. A sagrada Família. São Paulo: Boitempo, 2003.
OLIVEIRA, Francisco de. Em busca do consenso perdido: democratização e republicanização do Estado. In: AUED, Bernardete W. (Org) Traços do trabalho. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2015.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista; O ortinitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003. Publicado originalmente em Estudos Cebrap (2), 1972.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).