DEBATES SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NA SALA DE AULA: PEDAGOGIA OU APOLOGIA NA ERA DA RESISTÊNCIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.40829

Palavras-chave:

Legalização da maconha, Educação e Drogas, Redução de Danos, Documentários sobre Drogas na escola.

Resumo

A maconha é uma das substâncias ilícitas mais consumidas pelo homem, desde primórdios. Diante disso, experiências com a legalização da planta têm sido compartilhadas por diferentes países, dentre eles o Uruguai. Considerando as limitações e as potencialidades desse fenômeno social, o presente artigo descreve um relato de experiência com jovens do Ensino fundamental e da Educação de jovens e adultos do Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, proporcionando uma Educação sobre Drogas mais crítica e participativa. Para isso, foi realizada uma exibição de reportagem e um debate com questões geradoras sobre a liberação da maconha no Uruguai, articulando a possível adoção da medida no Brasil. Regado a diferentes pensamentos, a proposta pedagógica revelou o potencial crítico da aprendizagem sobre drogas e forneceu elementos para desmistificarmos as abordagens sobre maconha na sala de aula como um caminho apológico. Do contrário, trata-se de uma atividade preventivo-educativa com grande potencial para a construção de jovens questionadores e conhecedores de práticas recreativas e abusivas acerca do uso de drogas.

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Biografia do Autor

Francisco Figueiredo Coelho, Fundação Oswaldo Cruz; GIEESAA/UFRJ; SEEDUC-RJ; Fundação CECIERJ

Pesquisador em Educação sobre Drogas e Formação de professores - Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS/Fiocruz) e GIEESAA/UFRJ. Coordenador dos cursos de atualização sobre Educação e Drogas da Fundação CECIERJ.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Coelho, F. F., Martins, S., Costa, V. da M., & Sousa, C. (2020). DEBATES SOBRE A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NA SALA DE AULA: PEDAGOGIA OU APOLOGIA NA ERA DA RESISTÊNCIA?. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.40829

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas