INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E PRÁTICAS DE APOIO INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41171

Palavras-chave:

formação em saúde, atenção básica em saúde, apoio institucional, comunicação em saúde, fonoaudiologia

Resumo

Reflexões sobre a formação dos profissionais de saúde mostram a necessidade de haver uma prática profissional integrada com o sistema de saúde, buscando compreender como as ações de apoio institucional utilizados em diferentes cenários do estágio (saúde coletiva) de um curso de graduação em fonoaudiologia contribuem para construção da clínica fonoaudiológica orientada pelos princípios do SUS. Realizou-se um grupo focal com formandos correlacionando as vivências do estágio com os temas acolhimento, formação em saúde, apoio institucional e processo de trabalho. Os achados foram analisados pela perspectiva da análise temática, apresentando impacto significativo na formação e construção da identidade profissional a partir da imersão em práticas cuidadoras em saúde com foco no sujeito integral.

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Biografia do Autor

Mariana Cabral da Rocha, Universidade Federal Fluminense

Fonoaudióloga, mestranda da Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS - Niterói, RJ-Brasil

Gilson Saippa de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado III - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia - Nova Friburgo, RJ- Brasil.

Leônes oliveira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Servidor da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Nova Friburgo- RJ, Mestrando da Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS - Niterói- RJ-

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Cabral da Rocha, M., Saippa de Oliveira, G., & oliveira da Silva, L. (2020). INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E PRÁTICAS DE APOIO INSTITUCIONAL NA FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41171

Edição

Seção

Experiências Instituintes