POSICIONAMENTO AXIOLÓGICO DAS CONCEPÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41387

Palavras-chave:

Divulgação científica. Ciência. Universidade. Círculo de Bakhtin.

Resumo

A divulgação científica tem recebido interesse de muitos pesquisadores da Linguística, que a estudam a partir de diferentes teorias. No Brasil, vários trabalhos dessa área apresentam os argumentos de que os cientistas veem esses gêneros como “distorção” do discurso científico, mas não demonstram dados que comprovem tal afirmação. Assim, este trabalho busca investigar as concepções de divulgação científica com base nos preceitos do Círculo de Bakhtin, analisando o discurso de dois artigos publicados em periódicos científicos no Brasil. Ao considerar a perspectiva do cientista, pode-se compreender se a visão dominante da ciência seria uma realidade na divulgação científica desse país e incentivar, ainda mais, o protagonismo das universidades na produção desses gêneros do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Liana Fetter, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro do grupo de pesquisa Tessitura: Vozes em (Dis)curso.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes: 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: a estilística. 1. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciência humanas. 1. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BROCKINGTON, Guilherme; MESQUITA, Lucas. As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, v. 15, n. 1, p. 29-34, 2016. Disponível em: http://www.ib.usp.br/revista/node/207. Acesso em: 16 jan. 2019.

DI FANTI, Maria da Glória Corrêa. A linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos. Veredas, Juiz de Fora, v. 7, n.1-2, p. 95-111, jan./dez., 2003. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25268. Acesso em: 19 jun. 2019.

FETTER, Giselle Liana. Divulgação tecnológica para agricultores familiares: análise de terminologias sob a ótica da linguística sistêmico-funcional. 2017. 535f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/177686. Acesso em: 30 abr. 2018.

FETTER, Giselle Liana. Relações axiológicas da visão dominante da divulgação científica: análise dos discursos de linguistas brasileiros. In: SEMINÁRIO CÍRCULO DE BAKHTIN: ALTERIDADE, DIÁLOGO E DIALÉTICA, 2020, Porto Alegre. Anais [...]. No prelo.

GREEN, Jeremy. Media Sensationalisation and Science: The Case of the Criminal Chromosome. In: SHINN, T.; WHITLEY, R. (ed.). Expository Science: Forms and Functions of Popularisation. Boston: D. Reidel, 1985. p. 139-161.

HILGARTNER, Stephen. The Dominant View of Popularization: Conceptual Problems, Political Uses. Social Studies of Science, v. 20, n. 3, p. 519-539, ago. 1990. Disponível em:

http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/030631290020003006. Acesso em: 6 jan. 2017.

LOVATO, Cristina dos Santos. Características linguístico-discursivas da popularização da ciência. Cenários, v. 2, n. 10, p. 69-81, 2014. Disponível em: https://seer.uniritter.edu.br/index.php?journal=cenarios&page=article&op=view&path%5B%5D=979. Acesso em: 22 jun. 2019.

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. Science communication in Brazil: a historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-37652016000401577. Acesso em: 25 maio 2019.

MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Panorama general de la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina. In: MASSARANI, L. et al. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017, p. 13-38.

MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira. Intercom, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 17-66, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 maio 2019.

MYERS, Greg. Discourse studies of scientific popularization: questioning the boundaries. Discourse Studies, London, v. 5, n. 2, p. 265 - 279, 2003. Disponível em: journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461445603005002006. Acesso em: 19 jan. 2017.

VOLOCHÍNOV, Valentín Nikoláievich. A construção da enunciação e outros ensaios. 1. ed. Trad. João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLOCHÍNOV, Valentín Nikoláievich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1. ed. Trad. Sheila Vieira de Camargo Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZAGO, Antônia; DI FANTI, Maria da Glória Corrêa. Palavras em operação: um dizer como trabalho, no trabalho e sobre o trabalho. Revista da Abralin, Curitiba, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/52616. Acesso em: 13 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Fetter, G. L. (2020). POSICIONAMENTO AXIOLÓGICO DAS CONCEPÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41387

Edição

Seção

Dossiê Temático