JUVENTUDE E ESCOLA: PROBLEMATIZANDO REGRAS, SOCIABILIDADES E RELAÇÕES DE PODER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42213

Palavras-chave:

Escola, Juventude, Regras escolares, Sociabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as relações dos jovens com a escola em que estudam, focando na relação destes agentes com as regras da instituição. Realizamos um grupo focal com estudantes de cinco turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Durante a realização do grupo focal identificamos o alto grau de maturidade dos participantes, bem como a satisfação dos mesmos em serem ouvidos, entretanto restou evidente o descontentamento quanto às regras escolares, bem como seus lugares de fala dentro do ambiente escolar. Resultados indicaram muita dificuldade de
um debate amplo e profícuo entre os estudantes e os responsáveis pela escola, sinalizando a necessidade de práticas mais dialógicas e projetos coletivos que promova
uma interação entre grupos dirigentes da escola e jovens.

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Biografia do Autor

Fabrício Roberto Costa Oliveira, Professor do Departamento de Ciências Humanas da Uemg.

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia dos Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e política, história das religiões, história oral e movimentos sociais.

Cáio César Nogueira Martins, Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

Advogado regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2015) e graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialista em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas (2016). Cursa Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Desenvolve estudos sobre temas relacionados a Política e Processo Eleitoral.

Deomario Lauriano Machado, Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Oliveira, F. R. C., Martins, C. C. N., & Machado, D. L. (2020). JUVENTUDE E ESCOLA: PROBLEMATIZANDO REGRAS, SOCIABILIDADES E RELAÇÕES DE PODER. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42213

Edição

Seção

Dossiê Temático