JUNTOS INEVITAVELMENTE “NA TERRA QUE NOS TORNA TÃO FEROZES” (DANTE) NO TEMPO DO COVID 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42420

Palavras-chave:

Emmanuel Levinas, Alteridade, Juntos

Resumo

O presente texto trata-se de uma entrevista, inédita na Itália, concedida pelo professor Augusto Ponzio à professora Mary Sellani, pesquisadora italiana. Na entrevista, o professor Ponzio reflete sobre as questões atuais com as quais a humanidade se defronta, incluindo a problemática da pandemia do Covid 19, revelando a atualidade do pensamento de Emmanuel Levinas e sua compreensão da necessidade de criticarmos as ideias de identidade, de medo do outro e fechamento em totalidades identitárias. Ao contrário, nos convida a voltarmos nossa atenção para as ideias e práticas que privilegiam as noções de alteridade, de responsabilidade sem álibi pelo outro e de não indiferença à humanidade. Uma ética de transformação do mundo, sob os valores do estarmos juntos, inevitavelmente. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Ponzio, Università di Bari “Aldo Moro”

Augusto Ponzio é professor ordinário de Filosofia e Teoria dei linguaggi e Professor emérito, ensinou Filosofia da Linguagem e Linguística geral na Università di Bari “Aldo Moro”. Estuda e publica sobre Filosofia da Linguagem, Semiótica e Tradução, dentre outros temas, dedicando-se à filosofia de Emmanuel Levinas, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, dentre outros. E-mail: augustoponzio@libero.it Telefone: +393701387991 ORCID https://orcid.org/0000-0001-8073-7675.

Marisol Barenco Mello (tradutora), Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo Atos UFF, onde realiza coletivamente estudos e pesquisas a partir da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. E-mail: sol.barenco@gmail.com

Mary Sellani

Jornalista e colaboradora de periódicos como l’Avanti!, Il Mattino, La Gazzetta del Mozzogiorno. Atualmente colabora con as revistas “EspressoSud”, de Nocola Apollonio, com “Contrappunti”, de Franco Chieco e com “Nelmese” de Alessio Rega.

Referências

PONZIO, Augusto. Con Emmanuel Levinas. Alterità e Identità. Milano : Mimesis, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Ponzio, A., Mello (tradutora), M. B., & Sellani, M. (2020). JUNTOS INEVITAVELMENTE “NA TERRA QUE NOS TORNA TÃO FEROZES” (DANTE) NO TEMPO DO COVID 19. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42420

Edição

Seção

Dossiê Temático