JUNTOS INEVITAVELMENTE “NA TERRA QUE NOS TORNA TÃO FEROZES” (DANTE) NO TEMPO DO COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42420Palavras-chave:
Emmanuel Levinas, Alteridade, JuntosResumo
O presente texto trata-se de uma entrevista, inédita na Itália, concedida pelo professor Augusto Ponzio à professora Mary Sellani, pesquisadora italiana. Na entrevista, o professor Ponzio reflete sobre as questões atuais com as quais a humanidade se defronta, incluindo a problemática da pandemia do Covid 19, revelando a atualidade do pensamento de Emmanuel Levinas e sua compreensão da necessidade de criticarmos as ideias de identidade, de medo do outro e fechamento em totalidades identitárias. Ao contrário, nos convida a voltarmos nossa atenção para as ideias e práticas que privilegiam as noções de alteridade, de responsabilidade sem álibi pelo outro e de não indiferença à humanidade. Uma ética de transformação do mundo, sob os valores do estarmos juntos, inevitavelmente.
Referências
PONZIO, Augusto. Con Emmanuel Levinas. Alterità e Identità. Milano : Mimesis, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).