EDUCAÇÃO MULTI/INTERCULTURAL E O DIÁLOGO COM OS PROFESSORES SOBRE A DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.45821

Palavras-chave:

Educação Intercultural e Multicultural

Resumo

 

Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados de uma pesquisa de mestrado defendida no programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, cujo objetivo era conhecer e compreender como as professoras lidam com a diversidade cultural e étnicorracial que permeia o cotidiano escolar. Identificamos a percepção dos professores a partir dos depoimentos que produzimos no contexto onde a pesquisa foi realizada. A escolha do referencial teórico-metodológico baseou-se nos autores que trabalham com a educação multi/intercultural, com as questões relativas à diversidade cultural, às diferenças e às relações raciais no cotidiano escolar. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho etnográfico. Os relatos coletados demonstram que as professoras reconhecem as situações da diversidade étnicorracial no contexto da escola, mas ao mesmo tempo, ainda não sabem lidar com esta situação, e acabam focando a questão no social. Ou seja, os problemas relacionados às questões de raça na escola, são reduzidos aos problemas sociais.

Palavras-Chave: Diferença, diversidade cultural e educação multi/interculturalidad.

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Biografia do Autor

Sara Moitinho Moitinho da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pedagoga, Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profssional em Educação Bilíngue-PPGE. Atua nas discplinas de Didática e Estágio Supervisionado. É doutora em Educação pela USP e Mestre em Educação pela PUC/Rio.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

da Silva, S. M. M. (2021). EDUCAÇÃO MULTI/INTERCULTURAL E O DIÁLOGO COM OS PROFESSORES SOBRE A DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.45821