EDUCAÇÃO MULTI/INTERCULTURAL E O DIÁLOGO COM OS PROFESSORES SOBRE A DIFERENÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.45821Palavras-chave:
Educação Intercultural e MulticulturalResumo
Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados de uma pesquisa de mestrado defendida no programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, cujo objetivo era conhecer e compreender como as professoras lidam com a diversidade cultural e étnicorracial que permeia o cotidiano escolar. Identificamos a percepção dos professores a partir dos depoimentos que produzimos no contexto onde a pesquisa foi realizada. A escolha do referencial teórico-metodológico baseou-se nos autores que trabalham com a educação multi/intercultural, com as questões relativas à diversidade cultural, às diferenças e às relações raciais no cotidiano escolar. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho etnográfico. Os relatos coletados demonstram que as professoras reconhecem as situações da diversidade étnicorracial no contexto da escola, mas ao mesmo tempo, ainda não sabem lidar com esta situação, e acabam focando a questão no social. Ou seja, os problemas relacionados às questões de raça na escola, são reduzidos aos problemas sociais.
Palavras-Chave: Diferença, diversidade cultural e educação multi/interculturalidad.
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