DESDOBRAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA

POR ENTRE AS NARRATIVAS, AS RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

  • Graciele Professora Doutora da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunta da Universidade São Judas Tadeu
  • Chicon Professor Doutor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48138

Resumo

O estudo objetiva identificar os principais problemas e soluções que afetam a gestão quando se trata de constituir boas condições ao professor de Educação Física no exercício de sua atividade, na perspectiva da inclusão. Trata de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica a partir das narrativas de duas professoras/gestoras da área de Educação Especial e Educação Física que foram participantes de um curso de formação continuada realizado em uma universidade pública. Utiliza entrevistas semiestruturadas que, após análise, suscitaram discussões acerca dos espaços de reflexões profissionais para a ressignificação do conhecimento e desdobramentos do saber coletivo para o desenvolvimento das políticas públicas. O trabalho constata que as inquietações e reflexões de cada uma das envolvidas no processo de educação na formação continuada, quando são compartilhadas, abrem perspectiva para críticas sobre a realidade vivida e podem possibilitar pensar uma educação transformada e, portanto, uma educação nova poderá ser considerada.

Palavras-chave: Educação Física, formação e inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele, Professora Doutora da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunta da Universidade São Judas Tadeu

Professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e professora adjunto da Universidade São Judas Tadeu. Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física - Mestrado e Doutorado - na Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: educação física escolar, deficiência, educação física adaptada, esporte adaptado, dança e inclusão.

Chicon, Professor Doutor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG (2013). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA/CEFD/UFES). Grupo de pesq. CNPq Desenvolvimento humano e práticas educativas em espaços escolares e não escolares.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Rodrigues, G. M., & Chicon, J. F. (2021). DESDOBRAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: POR ENTRE AS NARRATIVAS, AS RESSIGNIFICAÇÕES. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48138