CARTOGRAFIA AFETIVA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: PENSANDO EM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Beatriz Paz SME-RJ/NIAP
  • Marina Bueno SME

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49586

Palavras-chave:

Pandemia, Cartografia, Educação, Pandemia Covid 19 –

Resumo

Resumo: A pandemia da Covid-19 nos impôs um contexto mundial causador de uma série de perturbações, tais como: luto, medo, dificuldades materiais, angústias, letargia, impotência, incertezas sobre o futuro, dentre outras. Tal contexto nos convoca ainda mais a buscar estratégias de cuidado e proteção psicossocial, de modo a mitigar os efeitos da crise sanitária. Este trabalho pretende realizar uma discussão em torno da Cartografia Afetiva, enquanto método de pesquisa e intervenção que, pautada num certo modo de olhar, escutar, acolher e agir com (ou intervir sobre) o que se passa em cada um e deste no encontro com o outro, pode vir a contribuir para a construção de um cuidado colaborativo na educação no contexto da pandemia da Covid-19. A pertinência do método cartográfico como estratégia de escuta-intervenção no campo educacional aqui debatida é fruto das análises feitas a partir de um projeto que foi desenvolvido em 2019 em escolas públicas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.  

 

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Biografia do Autor

Marina Bueno, SME

Assistente social concursada da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana/ PPFH-UERJ (2016), mestre (2009) e graduada (2005) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Paz, B., & Bueno, M. (2021). CARTOGRAFIA AFETIVA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR: PENSANDO EM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.49586