O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM?

Acessível para ledores digitais

Autores

  • Denize Sepúlveda UERJ / FFP
  • Yuri Sepúlveda Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575

Palavras-chave:

Comportamentos, Aprendizagem, Redes sociais

Resumo

Esse artigo tem por finalidade estabelecer algumas análises sobre o documentário “O Dilema das Redes” e sua relação com as modulações dos comportamentos dos usuários da internet. Defendemos que nesta  relação se estabelecem processos de aprendizagens que interferem nas visões de mundo das pessoas, influenciando a conscientização crítica dos sujeitos. Nossas considerações provisórias apontam para  a importância do papel da escola junto axs estudantes como forma de criar espaços de emancipação, para que possam tecer maneiras de enfrentamentos  diante de situações opressoras vivenciadas por jovens em redes sociais.

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Biografia do Autor

Denize Sepúlveda, UERJ / FFP

Coordenadora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos (GESDI) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Sub líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB) da Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciada em História. Especialista em Educação Especial pela UFF. Especialista em Psicopedagogia pela PUC - Rio. Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela UFF. Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutora em Educação pela UFF.

Yuri Sepúlveda, Universidade de Lisboa

Doutorando em Estudos Culturais na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos Cinematrográficos na Universidade Lusófana de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

de Aguiar Xavier Sepúlveda, D., & de Aguiar Xavier Sepulveda, Y. . (2021). O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM? Acessível para ledores digitais. RevistAleph, (36). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50575