A invenção da democracia no espaço escolar

Autores/as

  • Lilian Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38993

Resumen

RESUMO
O tema da democracia na escola ganha novos contornos após a Constituição de 1988, a qual determina a gestão democrática do ensino público. A LDB no. 9394/96 aprofunda esse conceito ao definir a participação dos profissionais da educação e da comunidade local na elaboração do projeto pedagógico e nos Conselhos Escolares. A nova legislação traz a necessidade de inventar a democracia no espaço escolar, cabendo aos profissionais da educação colocá-la em prática, posto que a democracia não é concedida e sim conquistada.


Palavras-chave- gestão democrática, inclusão escolar, movimentos
instituintes

ABSTRACT
The theme of Democracy in Brazilian schools acquires a new meaning after the 1988 Constitution, which determines the democratic management of public education. Law. 9394/96 deepens this concept by defining the role of education professionals in preparing the school education program and obtaining the participation of the community in School Councils. The new legislation brought the need to invent democracy in schools, since democracy is never simply granted, but earned.


Keywords- democratic management, comprehensive schools, instituting
movements

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

Ramos, L. (2013). A invenção da democracia no espaço escolar. RevistAleph, (20). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38993