Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.187Resumo
O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Goulart, C. (2013). Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas. Movimento-Revista De educação , (01). https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.187
Edição
Seção
Relato de Pesquisa
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.