Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas

Auteurs

  • Cecília Goulart

DOI :

https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.187

Résumé

O Brasil vem produzindo, há décadas, altos índices de analfabetismo. Questões políticas e pedagógicas vêm sendo observadas como dificultadoras do desenvolvimento do processo de alfabetização de grande parcela da população. O objetivo deste estudo é apresentar diretrizes teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita que são fruto da concepção do processo de alfabetização como um processo dinâmico de ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo. Diferentemente dos métodos tradicionais de alfabetização, este método de trabalho se baseia no conhecimento de mundo das crianças. Dentro deste complexo cognitivo, histórica e culturalmente construído, a leitura e a escrita se tornam necessárias e vão, aos poucos, sendo aprendidas.

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Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Relato de Pesquisa

Comment citer

Ensinar a ler e escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas. (2013). Movimento-Revista De educação , 01. https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.187