Psicodinâmica do trabalho docente: novos riscos, outras lutas

Autores

  • Hilda Avelato

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.82

Resumo

A pesquisa aqui apresentada vem analisando e descrevendo os fatores socioambientais de risco à saúde psíquica no trabalho, em especial a carga psíquica do trabalho docente. Centrado em fatores internos às instituições como a Síndrome Loco-Neurótica, este estudo enfatiza as possíveis formas de superar e evitar doenças como Burnout, hoje identificada em quase 50% dos professores das escolas básicas brasileiras. Chama a atenção também para a necessidade de atentarmos para uma nova e ardilosa forma de medicalização do fracasso escolar, agora focada nos comportamentos da saúde psíquica dos profissionais da educação.

 

Palavras-chave: Síndrome Loco-Neurótica; sofrimento psíquico; Burnout; fatores scoioambientais.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Avelato, H. (2013). Psicodinâmica do trabalho docente: novos riscos, outras lutas. Movimento-Revista De educação , (04). https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.82

Edição

Seção

Relato de Pesquisa