Psicodinâmica do trabalho docente: novos riscos, outras lutas
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.82Résumé
A pesquisa aqui apresentada vem analisando e descrevendo os fatores socioambientais de risco à saúde psíquica no trabalho, em especial a carga psíquica do trabalho docente. Centrado em fatores internos às instituições como a Síndrome Loco-Neurótica, este estudo enfatiza as possíveis formas de superar e evitar doenças como Burnout, hoje identificada em quase 50% dos professores das escolas básicas brasileiras. Chama a atenção também para a necessidade de atentarmos para uma nova e ardilosa forma de medicalização do fracasso escolar, agora focada nos comportamentos da saúde psíquica dos profissionais da educação.
Palavras-chave: Síndrome Loco-Neurótica; sofrimento psíquico; Burnout; fatores scoioambientais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2013-12-18
Comment citer
Avelato, H. (2013). Psicodinâmica do trabalho docente: novos riscos, outras lutas. Movimento-Revista De educação , (04). https://doi.org/10.22409/mov.v0i04.82
Numéro
Rubrique
Relato de Pesquisa
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.