A prática de pesquisa como princípio educativo

Autores

  • João Luiz Silveira
  • Wilton Padilha
  • Eduardo Soares

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.96

Resumo

A discussão do princípio educativo da pesquisa, entendido como via de emancipação na busca e construção do conhecimento através do questionamento crítico, possibilitado pela investigação científica, requer a revisão de alguns conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho se propõe a identificar as evidências de que o princípio educativo da prática de pesquisa, desenvolvida por alunos do curso de graduação da FO-UFF na disciplina de Metodologia Científica, possibilita a diferenciação dos resultados do processo de ensino-aprendizagem. A técnica de pesquisa empregada foi a Documentação Indireta através de pesquisa documental, tendo como fonte de dados os catálogos: Pesquisa em Odontologia da disciplina de Metodologia Científica para acesso aos artigos científicos elaborados pelos alunos a partir das pesquisas realizadas. Utilizou-se o método de abordagem dialético com procedimento comparativo e estatístico, aplicando-se o teste exato de Fisher para análise da variação das freqüências encontradas quanto ao aspecto lógico (coerência entre Objetivos e Resultados e entre Metodologia e Conclusão) e formal (definição correta de Objetivo, Amostra, Teste de Significância Estatística, Gráficos e Tabelas), verificando também a capacidade crítica, tendo como instrumento, para este fim, a Taxionomia de Objetivos Educacionais de Bloom e colaboradores simplificada. A amostra foi composta por 40 trabalhos, sendo 15 realizados em 1994 (G1: sem influência da prática de pesquisa no processo) e 25 realizados em 1998 (G2: após 8 períodos de desenvolvimento da prática de pesquisa). Os resultados demonstraram uma variação significativa, estaticamente comprovada, das freqüências relativas encontradas entre os dois grupos G1 e G2, demonstrando uma melhoria na qualidade dos trabalhos, quanto ao aspecto lógico de coerência entre Objetivos e Resultados de 44% e entre Metodologia e Conclusão de 56%; quanto ao aspecto formal, na definição de Objetivo: 33%, definição de Amostra: 29%, Teste de Significância Estatística: 12%, Gráficos e Tabelas: 76%. Quanto ao desenvolvimento da capacidade crítica, verificou-se que no G1 nenhum trabalho atingiu a Categoria 3 (capacidade de síntese e avaliação) contra 56% no G2, que atingiram o mais alto nível do domínio cognitivo. Conclui-se que a prática de pesquisa apresenta evidências de determinar um aprimoramento da qualidade lógica e formas dos trabalhos, favorecendo o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, demonstrando o princípio educativo da pesquisa.

Palavras-chave: Ensino; pesquisa; odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Silveira, J. L., Padilha, W., & Soares, E. (2013). A prática de pesquisa como princípio educativo. Movimento-Revista De educação , (05). https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.96

Edição

Seção

Artigo - Fluxo contínuo