Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.89Resumo
Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas.
Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.