Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva

Autores

  • Denise Azevedo
  • Edson Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.89

Resumo

Aplicamos 103 questionários entre alunos do ensino médio, oriundos de duas escolas do Estado do Rio de Janiero, com o intuito de invetsigar a influência da mídia sobre as suas ideias a respeito do processo evolutivo. O avanço científico (manipulação genética, robôs, clonagem, etc.) é apontado por alguns alunos como responsável pela especiação, extinção e adaptação dos seres vivos. Do memso modo, a questão ecológica (poluição, desmatamento, caça, etc.), também é apontada como yma força evolutiva. O mundo dos desenhos animados e dos filmes de ficção científica também está presente nas ideias de evolução dos alunos, com mutações absurdas que criam seres fantásticos. Diante destes resultados, é importante que o professor de biologia esteja atento a cultura de massas.

Palavras-chave: Mídia, teoria evolutiva, ensino de biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Azevedo, D., & Silva, E. (2013). Comunicação, informação e educação: assimilação do discurso da mídia à fala dos alunos sobre a teoria evolutiva. Movimento-Revista De educação , (05). https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.89

Edição

Seção

Relato de Pesquisa