Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva

Autores

  • Rosita Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.106

Resumo

O texto contém a descrição das práticas desenvolvidas ao longo dos períodos de assessoramento técnico em âmbito institucional (Secretarias Minicipais de Educação e escolas brasileiras), visando à integração e inclusão educacional de todos os alunos.

A partir de pesquisas realizadas com professores de redes de educação foi possível identificar os aspectos de maior vulnerabilidade na fase de transição para a educação inclusiva e planejar o assessoramento técnico. Este ocorreu junto às escolas, por iniciativa das equipes de educação especial. Tendo como objetivo gerar políticas sustentáveis de educação de boa qualidade para todos.

O texto finaliza-se com a menção de algumas perspectivas para o sistema educacional brasileiro, a partir das avaliações institucionais realizadas durante o período de assessoramento.

Palavras-chave: educação inclusiva; integração; necessidades educacionais especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Carvalho, R. (2013). Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva. Movimento-Revista De educação , (07). https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.106

Edição

Seção

Dossiê Temático