Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.106Résumé
O texto contém a descrição das práticas desenvolvidas ao longo dos períodos de assessoramento técnico em âmbito institucional (Secretarias Minicipais de Educação e escolas brasileiras), visando à integração e inclusão educacional de todos os alunos.
A partir de pesquisas realizadas com professores de redes de educação foi possível identificar os aspectos de maior vulnerabilidade na fase de transição para a educação inclusiva e planejar o assessoramento técnico. Este ocorreu junto às escolas, por iniciativa das equipes de educação especial. Tendo como objetivo gerar políticas sustentáveis de educação de boa qualidade para todos.
O texto finaliza-se com a menção de algumas perspectivas para o sistema educacional brasileiro, a partir das avaliações institucionais realizadas durante o período de assessoramento.
Palavras-chave: educação inclusiva; integração; necessidades educacionais especiais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.