Gestão democrática da escola, ação política e emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.165Resumo
O texto discute a gestão democrática da escola, ressaltando que a recorrência da menção a este conceito encobre, muitas vezes, as direferenças de concepção de educação e de sociedade existentes, sendo necessário, assim, aprofundar a discussão acerca dessa importante questão. Com esse intuito, apresenta uma ideia de gestão na qual a democracia deve ser, ao mesmo tempo, princípio constituidor, meio de organização e fim a ser perseguido pela instituição escolar. Aponta para a existência de diferentes sujeitos e conhecimentos participantes do cotidiano escolar e para a necessidade da escola alargar a democracia nas relações por eles constituídas em seu interior. Termina ressaltando as dificuldades inerentes a esse processo de democratização e marcando a necessidade de superação do individualismo e de construção de uma ação política coletiva para a construção de uma escola que aponte caminhos à emancipação humana.
Palavras-chave: gestão democrática; política e educação; escola e emancipação.
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