Democracia na escola e construção do público. Notas de pesquisa sobre as vivências nos CIEPS – RJ

Autores

  • Gelta Xavier

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.171

Resumo

O debate sobre democracia e construção do público é central para o NUFIPE – Núcleo de Filosofia Política e Educação da Faculdade de Educação-UFF, estando relacionado a práticas de pesquisa e intervenção a que se dispõem os integrantes de tal grupo. Neste artigo, a referência é o Projeto dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs, buscando compreender como se realizam as vivências dos educadores exigidos como protagonistas de práticas emancipadoras e alinhados a matrizes filosóficas de sentido liberal, como são as herdadas de John Dewey e Émile Durkheim, por meio de intelectuais e ações fundadoras do sistema nacional de educação no país.

Palavras-chave: democracia; construção do público; matrizes curriculares.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Xavier, G. (2013). Democracia na escola e construção do público. Notas de pesquisa sobre as vivências nos CIEPS – RJ. Movimento-Revista De educação , (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.171