Educação em tempo de saudosismo autoritário. A ditadura militar e sua gestão: novos mitos, 40 anos depois
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.172Resumo
Uma literatura feita de imposturas históricas sobre o período da ditadura militar no Brasil freqüenta as universidades, formando a nova geração. São avaliações geralmente simpáticas ao período de exceção. Elas recuperam mitos, dos quais o mais referido é o êxito no plano econômico. No entanto, a observação das estatísticas econômicas da época demonstra que o possível êxito foi de breve tempo. Além disto, fontes históricas insuspeitas desmentem os acadêmicos que tentam reescrever outros aspectos daquela história, dentre eles a explicação conveniente de que o golpe de direita foi um contragolpe. A verdade, porém, é que estes textos estão nas escolas e universidades, com milhões de educandos os consultando como fontes científicas. Mais do que nunca, a educação depende de debates abertos e do contraditório.
Palavras-chave: literatura; fontes históricas; Ditadura Militar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.