Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática

Auteurs

  • Marcelo Bairral
  • Islene Freitas

DOI :

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.175

Résumé

A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância.

Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática. (2013). Movimento-Revista De educação , 14. https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.175