Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática

Auteurs

  • Marcelo Bairral
  • Islene Freitas

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.175

Résumé

A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância.

Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático