Quando alunos colaboram para resolver um problema aberto e desafiante de matemática: categorias de discurso
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.184Resumo
Este artigo define e elabora categorias de práticas discursivas de alunos colaborando para resolver um problema aberto e desafiante de matemática, além de (também, este estudo) investigar como práticas discursivas influenciam o desenvolvimento de ideias e raciocínio matemático de alunos. Os dados para esta análise são um subconjunto de um corpo de dados de um estudo longitudinal e contínuo sobre o desenvolvimento de ideias de alunos que trabalham colaborativamente em pequenos grupos. A análise abordada aqui ilustra que alunos podem independente e autonomamente monitorar, estruturar e conduzir uma investigação de um problema matemático; sustentar os seus engajamentos com o problema para um periódico de tempo prolongado; e discursivamente desenvolver e implementar heurísticas e ideias matemáticas que levam até ao crescimento no entendimento matemático.
Palavras-chave: discurso; resolução de problemas matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.