Quando alunos colaboram para resolver um problema aberto e desafiante de matemática: categorias de discurso

Auteurs

  • Arthur Powell

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.184

Résumé

Este artigo define e elabora categorias de práticas discursivas de alunos colaborando para resolver um problema aberto e desafiante de matemática, além de (também, este estudo) investigar como práticas discursivas influenciam o desenvolvimento de ideias e raciocínio matemático de alunos. Os dados para esta análise são um subconjunto de um corpo de dados de um estudo longitudinal e contínuo sobre o desenvolvimento de ideias de alunos que trabalham colaborativamente em pequenos grupos. A análise abordada aqui ilustra que alunos podem independente e autonomamente monitorar, estruturar e conduzir uma investigação de um problema matemático; sustentar os seus engajamentos com o problema para um periódico de tempo prolongado; e discursivamente desenvolver e implementar heurísticas e ideias matemáticas que levam até ao crescimento no entendimento matemático.

Palavras-chave: discurso; resolução de problemas matemáticos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-18