EDUCAÇÃO E SUJEITO HISTÓRICO NA FILOSOFIA DA PRÁXIS

Autores

  • Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira Universidade Estadual Paulista - Campus Franca

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.328

Resumo

As relações entre educação e sujeito histórico são essenciais à tradição marxista. Nesse sentido, este trabalho procura investigar como tais relações podem ser pensadas a partir da filosofia da práxis elaborada por Antonio Gramsci nos Quaderni del Carcere. Com isso, pretendemos demonstrar que a questão educacional em Gramsci, inextrincavelmente conectada à constituição da hegemonia, objetiva contribuir para a formação de um sujeito cosmopolita capaz de exercer uma função dirigente em uma democracia operada internacionalmente.

Palavras-chave: Gramsci; Filosofia da Práxis; Educação.

 

EDUCATION AND HISTORICAL SUBJECT IN THE PHILOSOPHY OF PRAXIS

Abstract

The relations between education and historical subject are essential to the marxist tradition. Therefore, this work aims to investigate how these relations can be thought from the perspective of the philosophy of praxis, which was developed by Antonio Gramsci on his Quaderni del Carcere. In this way, we aim to demonstrate that the educational principle in Gramsci, widely connected to the hegemony constitution, objectives to contribute in the development of a cosmopolitan subject capable of exercising a directive function inside an international form of democracy.

Keywords: Gramsci; Philosophy of Praxis; Education.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira, Universidade Estadual Paulista - Campus Franca

Graduado em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre em História e Cultura Política pela UNESP - Franca. Atualmente é doutorando pela mesma instituição. É também autor do livro "Em um rabo de foguete: trauma e cultura política em Ferreira Gullar".

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Oliveira, M. V. F. da S. (2017). EDUCAÇÃO E SUJEITO HISTÓRICO NA FILOSOFIA DA PRÁXIS. Movimento-Revista De educação , (6), 80-106. https://doi.org/10.22409/mov.v0i6.328