PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?

Authors

  • Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROFESSORA (APOSENTADA) DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISADORA - NUREG/UFF
  • Olga Azevedo Marques de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.395

Abstract

Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.

Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROFESSORA (APOSENTADA) DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISADORA - NUREG/UFF

    Professora (aposentada)  da Rede Pública de Educação (Básica e Superior)

    Atuação: Formação de Educadores em diversas áreas

    Participação em Projetos de Pesquisa e Extensão

    Curso Normal ( Médio)

    Graduação em Pedagogia-Biologia/Programas de Saúde (CFPEN/IERJ), 1971.

    Mestrado em Filosofia da Educação (IESAE/RJ), 1991

    Doutorado em Filosofia da Educação (University of Maryland, MD/USA), 1998

    Pós-Doutorado em Geografia Política(UFF), 2009.

    Atualmente; Docente Pós-Graduação

    Pesqusiadora/NUREG/UFF

  • Olga Azevedo Marques de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Professora (Educação Básica e Superior) aposentada

    Atuação em cursos de formação de educadores de diferentes áreas

    Particiopação em Projetos de Pesquisa e Extensão

    FORMAÇÃO:

    Curso Normal (Ensino Médio)

    Graduação em Pedagogia

    Mestrado em Educação

Published

2017-11-09

How to Cite

PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?. (2017). Movement - Education Journal, 7, 281-302. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.395