TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32890Resumo
A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.
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