TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32890Résumé
A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BARANYI, Lucas. Menos estresse e mais memória: 7 benefícios do contato com a natureza. Viva Bem. Disponível em: <https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/15/beneficios-do-contato-com-a-natureza-veja-como-inclui-los-no-dia-a-dia.htm>. Acesso em: 16 abr. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BUSNELO, Fernanda de Bastani; SCHAEFER, Luiziania Souto; KRISTENSEN, Christian Haag. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). v. 13, n. 2, jul/dez. 2009, p. 315-323. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a14>. Acesso em 11 mar. 2019.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CASSAR, Mario-Paul. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Projeto Coletivo de Trabalho. Juiz de Fora, 2006 (mimeo).
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII. Filosofia do colégio João XXIII. Juiz de Fora: Parte institucional da agenda escolar, 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/joaoxxiii/institucional/filosofia>. Acesso em 16 set. 2017.
DISITZER, Marcia. Meditação é adotada em escolas e beneficia crianças e adolescentes. Jornal O Globo. 3 jul. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/gente/meditacao-adotada-em-escolas-beneficia-criancas-adolescentes-22845089> . Acesso em: 19 mar. 2019.
DUARTE, Cátia Pereira (org.). Caderno didático: saberes docentes em Educação Física. 2. ed. Juiz de Fora: C. E. João XXIII, 2015. <http://www.ufjf.br/joaoxxiii/ensino/experiencias-pedagogicas-2/caderno-didaticos/>. Acesso em 04 de jul. 2018.
FAGUNDES, Paula Resende; AQUINO, Magno Geraldo; PAULA, Alessandro Vinícius. Pré-vestibulandos: percepção do estresse em jovens formandos do ensino médio. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR. Umuarama, v. 18, n. 1, p. 57-69, jan./mar. 2010.
FERREIRA, Paula. Estudantes brasileiros estão entre os mais ansiosos do mundo. Jornal O Globo. 19 abr. 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudantes-brasileiros-estao-entre-os-mais-ansiosos-do-mundo-21225685>. Acessoem: 19 mar. 2019.
GIROUX, Henry A. & McLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 125-153.
GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira. Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no ensino médio. 2016. 259 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - PUC Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Campinas, SP, 2016. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/850/2/Luiz%20Ricardo%20Vieira%20Gonzaga.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2019.
LONDE, Patrícia Ribeiro; MENDES, Paulo César. A influência das áreas verdes na qualidade de vida urbana. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. jun. 2014. ISSN: 1980-1726Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26487> . Acesso em: 16 abr. 2019.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares. CALAIS, Sandra Leal. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínicos. jul./-dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000200004> . Acesso em: 19 mar. 2019.
PIMENTEL, Mônica Espíndola Zapala. O efeito do Yoga na qualidade de vida dos alunos da educação profissional tecnológica: uma perspectiva omnilateral para a educação. 2019. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba, 2019.
RAMOS, Daniela Karine; ROCHA, Natália Lorenzetti da. Jogos cognitivos em pequenos grupos: contribuições às habilidades cognitivas. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 11, n. 20, p. 277-294, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/529/pdf>. Acesso em 19 mar. 2019.
SPITZCOVSKY, Débora. Escola troca punições por momentos de meditação (e casos de mau comportamento diminuem). The Greenest Post. 26 set. 2016. Disponível em: <https://thegreenestpost.com/escola-troca-punicoes-por-momentos-de-meditacao-e-casos-de-mau-comportamento-diminuem/>. Acesso em 19 mar. 2019.
TERRA, Dinah Vasconcellos. Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente: a perspectiva do planejamento coletivo do trabalho pedagógico (PCTP). Movimento (ESEFID/UFRGS). Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 157-179, dez. 2007. ISSN 1982-8918. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2831>. Acesso em: 14 set. 2018.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.