O MARXISMO E A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.34805

Palavras-chave:

Marxismo. Educação Popular. Subalternos.

Resumo

Buscar a construção e a consolidação de um princípio educativo de caráter popular é um elemento central para qualquer projeto de libertação dos explorados. Partindo do reconhecimento, feito pelo marxismo, de que as sociedades capitalistas estão cindidas por classes sociais, é indispensável que os oprimidos tenham a sua própria formulação pedagógica. Entre os aspectos que podem ser abordados sobre esse tema, aqui será destacada a importância dos pensamentos de Marx, Lenin e Gramsci para a educação. Também serão ressaltadas algumas reflexões de Paulo Freire, fundamentais para a construção de uma educação popular. Por fim, serão tratadas as questões sobre a educação indígena, principalmente sobre os seus desafios.

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Biografia do Autor

Claudio Reis, UFGD

Claudio RiesDoutor em Ciências Sociais, pela UnicampProf. de Teoria Política da UFGDEmail: claudio.reiss@yahoo.com.br

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Reis, C. (2020). O MARXISMO E A EDUCAÇÃO POPULAR. Movimento-Revista De educação , 7(12), 54-75. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.34805