EDUCAÇÃO (POPULAR) E HEGEMONIA

Autores

  • Percival Tavares Silva Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-3303-6996
  • Sergio Miguel Turcatto Instituto Educacional Dom Bosco (1990), Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015. https://orcid.org/0000-0002-5000-6801

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.38227

Palavras-chave:

Educação. Educação popular. Hegemonia. Classes. Práxis educativa.

Resumo

A partir de Marx, Engels e Gramsci, o artigo objetiva apontar como, no sistema capitalista, a relação de hegemonia atravessa a práxis da educação popular. Está dividido em três partes: o século das luzes e a educação popular; a educação popular e a hegemonia em Marx e Engels; a educação popular e a hegemonia em Gramsci. Mostra que a “educação” destinada pela burguesia à massa popular está calcada na hegemonia de classe, pois visa ao seu controle, à sua disciplina e à exploração da sua força de trabalho. Nas considerações finais, faz-se uma rápida referência à educação no Brasil para afirmar, de acordo com Darcy Ribeiro, que “a crise educacional do Brasil da qual tanto se fala, não é uma crise, é um programa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Percival Tavares Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro-fundador do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019. Editor em 2017 da Movimento Revista de educação UFF. Atua como voluntário na Pastoral Operária da Diocese de Nova Iguaçu e no Fórum Grita Baixada. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia da Práxis, atuando principalmente nos temas: democracia, cidadania, educação política popular, educação escolar e educação popular.

Sergio Miguel Turcatto, Instituto Educacional Dom Bosco (1990), Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005), doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2019. Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, sociologia, história, ética, ciência da religião, ensino e pesquisa.

Referências

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

BOTTOMORE, Tom (Editor). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BUFFA, Ester. Educação e cidadania burguesas. In: BUFFA Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 10ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2002. p. 11-30.

COUTINHO, Carlos Nelson; KONDER Leandro. Nota sobre Antonio Gramsci. In: GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 1-7.

CUNHA, Luís Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

DANTAS JR., Hamilcar Silveira. “Estado, educação e hegemonia: reflexões teórico-metodológicas da filosofia da práxis de Antonio Gramsci”. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 20, p. 28-44. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4836/art04_20.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas? In: Escritos políticos. Vol. I. Lisboa: Seara Nova, 1976. p. 99-102.

GRAMSCI, Antonio. O Congresso dos Jovens. In: Escritos políticos. Vol. II. Lisboa: Seara Nova, 1977. p. 263-266.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

p

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Vol. 2. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e Fordismo. Vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: o Risorgimento. Notas sobre a história da Itália. Vol. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002b.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Literatura e folclore. Gramática. Apêndices. Vol. 6. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002c.

LOMBARDI, José Claudinei (Coord.). Introdução. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011. p. 6-21.

LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário Gramsciano (1926-1927). São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.

MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Educação das Massas: uma “sombra” no século das luzes. In: VIDAL, D. G.; HILDORF, M. L. S. (Org.). Brasil 500 anos: tópicos em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001. p. 53-66.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classe. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

RIBEIRO, Darcy. Sobre o óbvio – Ensaios insólitos. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1986. Disponível em:

http://www.biolinguagem.com/ling_cog_cult/ribeiro_1986_sobreoobvio.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.

ROSA, Maria da Gloria de. A história da educação através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1971.

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Silva, P. T., & Turcatto, S. M. (2020). EDUCAÇÃO (POPULAR) E HEGEMONIA. Movimento-Revista De educação , 7(12), 76-104. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.38227