EDUCAÇÃO (POPULAR) E HEGEMONIA

Auteurs

  • Percival Tavares Silva Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-3303-6996
  • Sergio Miguel Turcatto Instituto Educacional Dom Bosco (1990), Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015. https://orcid.org/0000-0002-5000-6801

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https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.38227

Mots-clés:

Educação. Educação popular. Hegemonia. Classes. Práxis educativa.

Résumé

A partir de Marx, Engels e Gramsci, o artigo objetiva apontar como, no sistema capitalista, a relação de hegemonia atravessa a práxis da educação popular. Está dividido em três partes: o século das luzes e a educação popular; a educação popular e a hegemonia em Marx e Engels; a educação popular e a hegemonia em Gramsci. Mostra que a “educação” destinada pela burguesia à massa popular está calcada na hegemonia de classe, pois visa ao seu controle, à sua disciplina e à exploração da sua força de trabalho. Nas considerações finais, faz-se uma rápida referência à educação no Brasil para afirmar, de acordo com Darcy Ribeiro, que “a crise educacional do Brasil da qual tanto se fala, não é uma crise, é um programa”.

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Bibliographies de l'auteur

Percival Tavares Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro-fundador do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019. Editor em 2017 da Movimento Revista de educação UFF. Atua como voluntário na Pastoral Operária da Diocese de Nova Iguaçu e no Fórum Grita Baixada. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia da Práxis, atuando principalmente nos temas: democracia, cidadania, educação política popular, educação escolar e educação popular.

Sergio Miguel Turcatto, Instituto Educacional Dom Bosco (1990), Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005), doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2019. Pesquisador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF/RJ desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, sociologia, história, ética, ciência da religião, ensino e pesquisa.

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Publiée

2020-06-09