ALTERIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NOVOS PARADIGMAS DE ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.40675

Palavras-chave:

Alteridade. Preconceito. Diversidade. Humanização. Línguas.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a alteridade na formação de professores de português, desenvolvendo uma leitura crítica sobre estigmas e preconceitos decorrentes de atitudes de falantes de diferentes línguas maternas bantu, aprendentes de português, em contato no contexto escolar moçambicano. Nesse mesmo contexto de aprendizagem, propõe-se analisar as consequências de estigmas e de preconceitos sobre a língua do “Outro”. A revisão bibliográfica e documental são os métodos privilegiados para a apresentação desta reflexão e, quanto aos resultados, espera-se promover uma formação de professores de português com visão de respeito da alteridade, dos valores éticos e morais e minimizar a estigmatização em todos os ambientes escolares para a reversão da marginalização das línguas nativas e contribuir para a manutenção das línguas minorizadas moçambicanas, bem como valorizar as variedades e as identidades linguísticas nacionais. Consequentemente, intenta-se reconfigurar uma política linguístico-educativa orientada para a paz e para a humanização.

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Biografia do Autor

José dos Santos Baptista, Universidade Pedagógica de Maputo

Docente na Universidade Rovuma, Departamento de Letras, área de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Doutorando em Ciencias da Linguagem Aplicada ao Ensino de Línguas na Universidade Pedagógica de Maputo.

Tania Ferreira Rezende, Universidade Federal de Goiás

Professora na Universidade Federal de Goiás, Goiania, Brasil, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Letras.

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Baptista, J. dos S., & Rezende, T. F. (2020). ALTERIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NOVOS PARADIGMAS DE ENSINO DE LÍNGUAS. Movimento-Revista De educação , 7(12), 345-369. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.40675

Edição

Seção

Artigo - Fluxo contínuo