A CHAMA ARDENTE DA EDUCAÇÃO POPULAR ENTRE NÓS: Entrevista com Luiz Augusto Passos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.41207

Palavras-chave:

Educação Popular. Filosofia da práxis. Marxismo. Paulo Freire.

Resumo

Entrevista realizada com o professor Luiz Augusto Passos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Passos é filósofo e integrante do grupo de pesquisa de Movimentos Sociais e Educação da UFMT, com pesquisas na área da educação ambiental e dos movimentos sociais e uma vasta experiência em Educação Popular urbana e junto aos povos indígenas. Na entrevista, realizada pela Profª Drª Ana Lole e pelo Profº Drº Percival Tavares da Silva, percebemos a grande vivência de Passos na Educação Popular, o que nos leva a sentir “a chama ardente da educação popular entre nós”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lole, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE) vinculado à Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil).

Percival Tavares da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor aposentado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e educador popular na Baixada Fluminense (RJ). Fundador e participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE) vinculado à Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui pesquisa com ênfase na filosofia no meio popular e está associado à International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil).

Referências

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução do jogo e às suas regras. São Paulo: Brasilense, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PASSOS, Luiz Augusto; CUNHA, Tereza Ramalho de Azevedo. Plumária de povos nativos: carnalidade-corpo próprio e sinestesia. In: WILLMS, Elni Elisa; BECCARI, Marcos; ALMEIDA, Rogério de (Orgs.). Diálogos entre arte, cultura & educação. São Paulo: FEUSP, 2019. p. 331-374. Disponível em: https://cenpec.org.br/wp-content/uploads/2019/05/dialogos-cultura-arte-educacao.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Lole, A., & Silva, P. T. da. (2020). A CHAMA ARDENTE DA EDUCAÇÃO POPULAR ENTRE NÓS: Entrevista com Luiz Augusto Passos. Movimento-Revista De educação , 7(12), 230-247. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.41207

Edição

Seção

Entrevista - Dossiê Temático