A CHAMA ARDENTE DA EDUCAÇÃO POPULAR ENTRE NÓS: Entrevista com Luiz Augusto Passos
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.41207Palavras-chave:
Educação Popular. Filosofia da práxis. Marxismo. Paulo Freire.Resumo
Entrevista realizada com o professor Luiz Augusto Passos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Passos é filósofo e integrante do grupo de pesquisa de Movimentos Sociais e Educação da UFMT, com pesquisas na área da educação ambiental e dos movimentos sociais e uma vasta experiência em Educação Popular urbana e junto aos povos indígenas. Na entrevista, realizada pela Profª Drª Ana Lole e pelo Profº Drº Percival Tavares da Silva, percebemos a grande vivência de Passos na Educação Popular, o que nos leva a sentir “a chama ardente da educação popular entre nós”.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução do jogo e às suas regras. São Paulo: Brasilense, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
PASSOS, Luiz Augusto; CUNHA, Tereza Ramalho de Azevedo. Plumária de povos nativos: carnalidade-corpo próprio e sinestesia. In: WILLMS, Elni Elisa; BECCARI, Marcos; ALMEIDA, Rogério de (Orgs.). Diálogos entre arte, cultura & educação. São Paulo: FEUSP, 2019. p. 331-374. Disponível em: https://cenpec.org.br/wp-content/uploads/2019/05/dialogos-cultura-arte-educacao.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.