OS DEBATES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA CAPES E ANPED (2016 -2019)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43925Palavras-chave:
Formação docente. Políticas educacionais. Formação de professores. Temas candentes.Resumo
O artigo tem por objetivo evidenciar os principais temas candentes debatidos recentemente acerca da formação docente no campo das políticas educacionais a partir das produções cientificas dos Periódicos Capes e ANPED entre 2016 e 2019. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, beneficiando-se dos trabalhos das obras de Vieira (2002), Behring (2008), Flick (2013), entre outros autores. Os resultados apontam para os seguintes temas: Profissionalização e a construção da identidade docente”; “As políticas de mercado e a regulação da atividade docente”; “Formação para a Educação Inclusiva”; “Valorização docente na Educação Básica”; “Valorização da Educação Infantil”; “Constituição de espaços formativos para a aprendizagem docente”; “Autonomia e saberes docentes nas práticas pedagógicas”; “Articulação entre a escola e a universidade e o PIBID”; “Expansão do Ensino Superior”.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Gustavo Cunha de; OLIVEIRA, Sabrina Borges de; ALMEIDA, Ludimila Silva. A formação do professor de Arte em Tocantins: velhos desafios e problemas na educação brasileira. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.5. n.2. p.176-189, mai.- ago. 2019.
ARNOSTI, Rebeca Possobom; SOUZA NETO, Samuel de. Diálogos entre escola, universidade e literatura de autoajuda – que professor pretendem formar? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1149.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do pibid para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1256.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
BARTHO, Viviane Dinês De Oliveira Ribeiro; CLARO, Alessandra Aparecida De Castro. A intrínseca relação entre concepções de língua e atividades didáticas de leitura: contribuições para a formação do professor de língua materna. Forum Lingüístic, Florianópolis. v.15. n. 4. p. 3412 - 3426, out./dez. 2018.
BASTOS, Adson dos Santos. Museu: um espaço de aprendizagem e formação na terceira idade. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_534.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
BELLO, Isabel Melero. Formação, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CAMPELO, Talita da Silva. Aprendizagem da docência no PIBID: a parceria universidade-escola básica e o desenvolvimento da postura investigativa. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_53.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Militância na educação infantil e formação docente: em busca de um caminho. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.4. n.Especial. p.135-147, set.-dez. 2018.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil: sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP. v.21. n.1. p.84-104, jan./mar. 2019.
COSTA, Maria Adélia Da; MENESES FILHO, Antônio. Políticas de formação de professores para a Educação Profissional: cem anos de lutas. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG. v.25. n. Especial. p. 1113-1136, 2018.
CUNHA, Cibele Faria; MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani. Vestígios de reflexão e autoria nos portfólios produzidos nas/pelas vivências do PIBID/UNIFEI. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_929.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
DOMINSCHEK, Desiré Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP. v. 3 n. 3. p.624-644, set./dez. 2017.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FARIA, Denilda Caetano de; SILVA, Moisés Gregório da; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB. RBPAE. v. 32. n. 3. p. 851 – 870, set./dez. 2016.
FELIPE, Eliana da Silva. Repercussões do pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação e profissionalização docente. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1296.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum Education, Maringá. v. 39. n.1. p. 79-89, Jan.-Mar. 2017.
FLICK, Uwe. Introdução a metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG. v.25. n.Especial. p. 1016-1035, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455/24952>. Acesso em 08 jan. 2020.
GOMES, Marineide de Oliveira. O lugar da formação de professores de educação infantil em cursos de pedagogia: formação menor para o trabalho com crianças pequenas? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_87.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
GUIMARÃES, Heriédna Cardoso; HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. Um olhar para a construção de sentidos sobre a formação inicial de professores de física do ensino médio. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_235.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
HANITA, Marília Yuka. Resistência do programa observatório da educação (Obeduc) e desenvolvimento profissional de professores iniciantes. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_951.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
KRAWCZYK, Nora Rut; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; BOITO, Crisliane; LIMA; Maria Betania Barbosa da Silva. Unidade acadêmica de educação infantil da UFCG: espaço de diálogos, construção de saberes e formação docente. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.4. n.Especial. p.102-114, set.-dez. 2018.
KURTZ, Fabiana Diniz. Professor como profissional ou agente de políticas de mercado? O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial docente sob a perspectiva histórico-cultural. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_803.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
MARTINS, Bárbara Amaral; SILVA, Rosilaine Cristina da. Formação docente na perspectiva da educação inclusiva: análise de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP. vol. 26. n.53. p. 528-549, SETEMBRO-DEZEMBRO. 2016.
MARTINS, Rosana Maria; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Licenciandas em pedagogia e professoras iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_680.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
MARTINS FILHO, Lourival José; SOUZA, Alba Regina Battisti de. PIBID e docência: práticas e cenários. Diálogo, Canoas. n. 33. p. 39-56, dez. 2016.
MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva. A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito. EccoS – Rev. Cient., São Paulo. n. 41. p. 61-75, set./dez. 2016. Disponível em <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055005>. Acesso em 08 jan. 2020.
NEIRA, Marcos Garcia; ALVIANO JÚNIOR, Wilson; ALMEIDA, Déberson Ferreira de. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055003>. Acesso em 08 jan. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; PRATA-LINHARES, Martha Maria; KARWOSKI, Acir Mário. Formação docente no contexto brasileiro das Instituições Federais de Educação Superior. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. v.26. n. 98. p. 52-90, jan./mar. 2018.
PANIAGO. Rosenilde Nogueira. Aprendizagem da docência no PIBID: possibilidade, tensões e fragilidades. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_70.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, ecoformação e trandisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, Palmas. v. 4. n. 2. p. 433-457, abr-jun. 2018.
RABELO, Francy Sousa. Os espaços não escolares e os desafios da docência em ambiente hospitalar para o/a pedagogo/a em formação. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_134.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
RIVELLI, Helena. A pesquisa sobre formação de professores para os usos da avaliação na educação básica no GT08 da Anped no período de 2005-2015. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_741.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
RODRIGUES, Camila de Oliveira; CARDOSO, Fernanda de Souza. PIBID e o fazer docente na formação inicial de educação física e artes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon. v. 15. n. 2. p. 87-96, jul./dez. 2017.
RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.17, n.3 [73], p.886-905, jul./set. 2017.
RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; CERDAS, Luciene; PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da anped (2010-2015). In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1202.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
SCARTEZINI, Raquel Antunes. Formação de professores do ensino superior e identidade profissional docente. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_441.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
SILVA, Carla Andréa Lima da. Educação infantil: currículo e autoria docente. Revista Ibero-americana de Educação. vol. 71. p. 87-110, 2016.
SILVA, Melissa Rodrigues da. Articulação escola e universidade: algumas reflexões acerca da formação inicial e continuada para professores da educação básica. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1161.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.
SOUZA, Edmacy Quirina de; DINIS, Nilson Fernandes. Formação docente, relações étnico-raciais e educação infantil. Laplage em Revista, Sorocaba. vol. n.Especial. p.38-54, set.- dez. 2018.
VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofía Lerche. Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Est. Aval. Educ., São Paulo. v. 28. n. 67. p. 64-101, jan./abr. 2017.
VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de formação em cenários de reforma. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adilson de Souza Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.