OS DEBATES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA CAPES E ANPED (2016 -2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43925

Palavras-chave:

Formação docente. Políticas educacionais. Formação de professores. Temas candentes.

Resumo

O artigo tem por objetivo evidenciar os principais temas candentes debatidos recentemente acerca da formação docente no campo das políticas educacionais a partir das produções cientificas dos Periódicos Capes e ANPED entre 2016 e 2019. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, beneficiando-se dos trabalhos das obras de Vieira (2002), Behring (2008), Flick (2013), entre outros autores. Os resultados apontam para os seguintes temas: Profissionalização e a construção da identidade docente”; “As políticas de mercado e a regulação da atividade docente”; “Formação para a Educação Inclusiva”; “Valorização docente na Educação Básica”; “Valorização da Educação Infantil”; “Constituição de espaços formativos para a aprendizagem docente”; “Autonomia e saberes docentes nas práticas pedagógicas”; “Articulação entre a escola e a universidade e o PIBID”; “Expansão do Ensino Superior”.

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Biografia do Autor

Adilson de Souza Borges, Unoesc/Joaçaba

Professor de Artes e Música desde 2010. Pesquisador na área da educação. Mestre em Educação. Doutorando em Educação.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

de Souza Borges, A. (2020). OS DEBATES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA CAPES E ANPED (2016 -2019). Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43925