A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO SOB O SIGNO DE JANO: Cultura, conhecimento e cansaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.45480

Palavras-chave:

Pós-graduação. Docência. Produção de conhecimento.

Resumo

Neste artigo são analisados aspectos da docência na pós-graduação do Brasil no tempo presente, relacionados à cultura, conhecimento e processos de trabalho. O texto tem por objetivo apreender como se constitui o trabalho docente na pós-graduação, com base na análise de resultados de duas pesquisas qualitativas, empreendidas na forma de estudo de caso múltiplo, envolvendo professores universitários de todo o país. A comparação dos resultados permite evidenciar novos elementos da cultura de trabalho em um contexto de aceleração de ritmos de vida pessoal e laboral, de produção do conhecimento e de imersão em elementos da cultura digital. Neste contexto, a docência na pós-graduação apresenta, tal como o personagem mitológico Jano, ambivalências e ambiguidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Cunha Lara, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/CNPq/UFSC)

Referências

ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (Orgs.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2011.

BABBIE, Earl Robert. The practice of social research. Boston: Cengage Learning, 2016.

BATTINI, Okçana. Produtividade acadêmica e políticas avaliativas no ensino superior: intensificação do trabalho e descaracterização da identidade docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. 2011. 214 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Estadual de Londrina. Londrina/PR, 2011.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. "Reféns da produtividade": sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambú (MG): Anais... Caxambu: ANPEd, 2007.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Dilemas da pós-graduação – gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009.

BIANCHETTI, Lucídio; VALLE, Ione Ribeiro. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, p. 89-110, jan./mar. 2014.

CHAUÍ, Marilena. A Universidade Operacional. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 4, n. 3, p. 3-8, out./dez. 1999.

CRARY, Jonathan. 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 30, p. 07-22, set./dez. 2005.

DAL ROSSO, Sadi. Mais Trabalho! A intensidade do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.

GIROUX, Henry. Ensino superior, para quê? Trad. Elisabeth Seraphim Prosser. Educar, Curitiba, n. 37, p. 25-38, maio-ago. 2010.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

HYPÓLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos; PIZZI, Laura Cristina Vieira. Reestruturação curricular e autointensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, [on-line] v. 9, n. 2, p. 100-112, jul./dez. 2009.

HOSTINS, Regina C. Linhares. Formação de pesquisadores na pós-graduação em educação: embates ontológicos e epistemológicos. 2006, 176 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

LARA, Rafael da Cunha. Sob o signo de Jano: Tensionamentos no trabalho docente com usos de tecnologias digitais na pós-graduação stricto sensu. 2016. 393 fls. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

LARA, Rafael da Cunha; QUARTIERO, Elisa Maria; BIANCHETTI, Lucídio. Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100211&lng=en&nrm=iso. Acesso em 15 ago. 2020.

MANCEBO, Deise. Trabalho docente e tecnologia: controle e mercadorização do conhecimento. In: GARCIA, Dirce Maria Falcone; CECÍLIO, Sálua (Orgs.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas-SP: Alínea Editora, 2009. p. 217-236.

MAUÉS, Olgaíses. Trabalho docente na Educação Superior. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga (Orgs.). Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

MAZZILLI, Sueli. Avaliação da pós-graduação em educação e o papel da orientação: tensões e avanços. In: 32ª Reunião Anual da ANPEd, 2009, Caxambu (MG). Anais... Caxambu: ANPEd, 2009a.

MAZZILLI, Sueli. Orientação de teses e dissertações: em que consiste? Araraquara-SP: Junqueira&Marin; Brasília: Capes, 2009b.

MÉNARD, René. Mitologia Greco-Romana. Trad. Aldo Della Nina. v. 2. São Paulo: Opus, 1991.

MIGLIAVACCA, Adriana. Condições de trabalho do professor. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga (Orgs.). Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1237-1254, out.-dez. 2012.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. O trabalho intensificado nas federais. Pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SGUISSARDI, Valdemar. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga (Orgs.). Dicionário trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CD-ROM.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão das interações humanas. 7. ed. Trad. João Batista Kreush. Petrópolis: Vozes, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Trad. Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Lara, R. da C. (2020). A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO SOB O SIGNO DE JANO: Cultura, conhecimento e cansaço. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.45480