A DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO SOB O SIGNO DE JANO: Cultura, conhecimento e cansaço

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.45480

Mots-clés:

Pós-graduação. Docência. Produção de conhecimento.

Résumé

Neste artigo são analisados aspectos da docência na pós-graduação do Brasil no tempo presente, relacionados à cultura, conhecimento e processos de trabalho. O texto tem por objetivo apreender como se constitui o trabalho docente na pós-graduação, com base na análise de resultados de duas pesquisas qualitativas, empreendidas na forma de estudo de caso múltiplo, envolvendo professores universitários de todo o país. A comparação dos resultados permite evidenciar novos elementos da cultura de trabalho em um contexto de aceleração de ritmos de vida pessoal e laboral, de produção do conhecimento e de imersão em elementos da cultura digital. Neste contexto, a docência na pós-graduação apresenta, tal como o personagem mitológico Jano, ambivalências e ambiguidades.

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Biographie de l'auteur

Rafael da Cunha Lara, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/CNPq/UFSC)

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Publiée

2020-11-27