O PROBLEMA DA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DAS CONDIÇÕES SUBJETIVAS DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL- Contribuições de José Barata-Moura
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.46603Palavras-chave:
Prática, formação, professores, verdade, marxismoResumo
O artigo explora a questão radical subjacente à prática do ensino e ao estágio enquanto momentos da formação pré-profissional das condições subjetivas dos professores para a prática profissional. Defende-se que prática de ensino e o estágio referem-se ao problema da formação com verdade, ou seja, de uma formação que possibilite uma consciência/subjetividade que reflita adequadamente aquilo que é a realidade. Esta é a questão de fundo da produção do conhecimento sobre a formação de professores. E é por esta razão que o pensar a prática do ensino e o estágio demandam uma adequada investigação acerca do problema do conhecimento. Delimitando esta investigação à matriz materialista e dialética, discutimos as condições subjetivas que os professores em formação precisam desenvolver para conquistar a correspondência entre consciência e realidade objetiva.Downloads
Referências
BARATA-MOURA, José. Ideologia e Prática. Lisboa, Pt,: Caminho, 1978.
BARATA-MOURA, José. Ontologias da “práxis” e idealismo. Lisboa, Pt: Caminho, 1986a.
BARATA-MOURA, José. Da representação à “Práxis”. Lisboa, Pt: Caminho, 1986b.
BARATA-MOURA, José. “Pensar aquilo que é” tarefa e problema da filosofia. Vértice, Lisboa, II Séria, n. 59, mar. abr., p. 77-81, 1994.
BARATA-MOURA, José. Materialismo e subjetividade – estudos em torno de Marx. Lisboa, Pt.: Avante, 1997.
BARATA-MOURA, José. Das “ontologias da práxis” a uma radicação ontológica da prática. In: OLIVEIRA SILVA, C. J. C. (org.) PRAXIS – Seminário Ibérico de Filosofia. Lisboa, Pt.: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, p. 13-32., 2000.
BARATA-MOURA, José Materialismo e dialética, ou da ontologia em Marx. Vértice, n. 145, março-abril, p. 5-16, 2009.
BARATA-MOURA, José. Estudos sobre a ontologia de Hegel – ser, verdade, contradição. Lisboa, Pt: Avante!, 2010.
BARATA-MOURA, José. Prática: para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa, Pt: Colibri, 1994.
BARATA-MOURA, José. (Re) Pensar a dimensão científica do conhecimento, Revista HISTEDBR Online, Campinas, n. 65, p. 3-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642692/10171 Acesso em: 29.06.2018.
BARATA-MOURA, José. O outro Kant. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.