O PROBLEMA DA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DAS CONDIÇÕES SUBJETIVAS DOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL- Contribuições de José Barata-Moura
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.46603Mots-clés:
Prática, formação, professores, verdade, marxismoRésumé
O artigo explora a questão radical subjacente à prática do ensino e ao estágio enquanto momentos da formação pré-profissional das condições subjetivas dos professores para a prática profissional. Defende-se que prática de ensino e o estágio referem-se ao problema da formação com verdade, ou seja, de uma formação que possibilite uma consciência/subjetividade que reflita adequadamente aquilo que é a realidade. Esta é a questão de fundo da produção do conhecimento sobre a formação de professores. E é por esta razão que o pensar a prática do ensino e o estágio demandam uma adequada investigação acerca do problema do conhecimento. Delimitando esta investigação à matriz materialista e dialética, discutimos as condições subjetivas que os professores em formação precisam desenvolver para conquistar a correspondência entre consciência e realidade objetiva.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BARATA-MOURA, José. Ideologia e Prática. Lisboa, Pt,: Caminho, 1978.
BARATA-MOURA, José. Ontologias da “práxis” e idealismo. Lisboa, Pt: Caminho, 1986a.
BARATA-MOURA, José. Da representação à “Práxis”. Lisboa, Pt: Caminho, 1986b.
BARATA-MOURA, José. “Pensar aquilo que é” tarefa e problema da filosofia. Vértice, Lisboa, II Séria, n. 59, mar. abr., p. 77-81, 1994.
BARATA-MOURA, José. Materialismo e subjetividade – estudos em torno de Marx. Lisboa, Pt.: Avante, 1997.
BARATA-MOURA, José. Das “ontologias da práxis” a uma radicação ontológica da prática. In: OLIVEIRA SILVA, C. J. C. (org.) PRAXIS – Seminário Ibérico de Filosofia. Lisboa, Pt.: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, p. 13-32., 2000.
BARATA-MOURA, José Materialismo e dialética, ou da ontologia em Marx. Vértice, n. 145, março-abril, p. 5-16, 2009.
BARATA-MOURA, José. Estudos sobre a ontologia de Hegel – ser, verdade, contradição. Lisboa, Pt: Avante!, 2010.
BARATA-MOURA, José. Prática: para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa, Pt: Colibri, 1994.
BARATA-MOURA, José. (Re) Pensar a dimensão científica do conhecimento, Revista HISTEDBR Online, Campinas, n. 65, p. 3-16, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642692/10171 Acesso em: 29.06.2018.
BARATA-MOURA, José. O outro Kant. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2020 Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.