ENCONTROS DE ESTUDANTES INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL: desafios, protagonismo e interculturalidade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40809Keywords:
Indígenas no Ensino Superior. Interculturalidade. Protagonismo Indígena.Abstract
O texto apresenta uma das experiências do projeto Rede de Saberes – Permanência de Acadêmicos Indígenas no Ensino Superior, desenvolvido por quatro universidades, UCDB, UEMS, UFMS e UFGD, com aporte financeiro da Fundação Ford. Este artigo reflete ainda sobre o protagonismo dos(as) estudantes indígenas na realização de encontros estaduais nos espaços universitários e em áreas indígenas, podendo ser apontados entre os resultados: a proposição de políticas públicas e institucionais; a criação de ações e programas específicos e diferenciados nas Instituições de Ensino Superior (IES); e o fortalecimento do protagonismo de jovens universitários(as) indígenas no enfrentamento dos diferentes desafios postos para eles nesses espaços e na construção de relações interculturais.
MEETINGS OF INDIGENOUS STUDENTS FROM MATO GROSSO DO SUL: challenges, protagonism and interculturality in Higher Education
ABSTRACT
The text presents one of the experiences of the project Knowledge Network − Permanence of Indigenous Academics in Higher Education, developed by four universities, UCDB, UEMS, UFMS and UFGD, with financial support from the Ford Foundation. This article also considers the protagonism of indigenous students in holding state meetings in university spaces and indigenous areas, resulting in: the proposition of public and institutional policies; creation of specific and differentiated actions and programs in Higher Education Institutions (IES); and strengthening of the role of young indigenous university students in facing the different challenges posed to them in these spaces and in the construction of intercultural relations.
Keywords: Indigenous in Higher Education. Interculturality. Indigenous Protagonism
Downloads
References
AGUILERA URQUIZA, Antonio Hilário; BRAND, Antônio; BROSTOLIN, Marta; FERREIRA, Eva Maria Luiz; AZAMBUJA, Fernando; LANDA, Beatriz dos Santos. Rede de Saberes: o cotidiano de uma experiência de interculturalidade na universidade. In: SOUZA LIMA, Antônio Carlos de; BARROSO Maria Macedo (orgs.). O projeto trilhas de conhecimentos e o Ensino Superior de indígenas no Brasil: uma experiência de fomento e investigação para ações afirmativas. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, v. 1, p. 207-232, 2018.
AGUILERA URQUIZA, Antonio Hilário; NASCIMENTO, Adir Casaro. Rede de Saberes: políticas de ação afirmativa no Ensino Superior para indígenas no Mato Grosso do Sul. 1. ed. Rio de Janeiro: FLACSO, v. 1, 2013..
AGUILERA URQUIZA, Antonio Hilário; NASCIMENTO, Adir Casaro; BRAND, Antônio. Acadêmicos indígenas em Mato Grosso do Sul: saberes tradicionais e as lutas por autonomia de seus povos. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPEd. Natal, RN: ANPEd, 2011.
AGUILERA URQUIZA, Antonio Hilário; NASCIMENTO, Adir Casaro; ESPÍNDOLA, Michely Aline Jorge. Jovens indígenas e o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul: desafios e perspectivas na busca por autonomia e respeito à diversidade. Tellus (UCDB), v. 20, p. 79-97, 2011.
BRAND, Antônio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. Porto Alegre: PUC-RS, 1997. Tese (Doutorado em História).
BRASIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 10 de maio de 2019.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Atualizada]. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2019.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; DOEBBER, Michele Barcelos; BRITO, Patrícia Oliveira. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 37-53, jan./abr. 2018.
COHN, Clarice. Uma década de presença indígena na UFSCar. Campos, v. 17 n. 2, 2016.
DOEBBER, Michele Barcelos.; DOMINGOS, Angélica; SILVA, Ivanilde. Encontro Nacional de Estudantes Indígenas: espaço de re-existência. In: BADIE, Marilyn Cebolla et. al (coord.). Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21. Posadas-Misiones, Ar: Universidade Nacional de Misiones, v. 1, p. 4.842-4.856, 2018. Libro digital.
FERREIRA, Eva Maria Luiz. A participação dos índios Kaiowa e Guarani como trabalhadores nos ervais da Companhia Matte Larangeira. Dourados: UFGD – MS, 2007. Dissertação (Mestrado em História).
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002, que dispõe sobre reserva de vagas na UEMS para indígenas. Campo Grande, MS, 2002.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Resolução COUNI nº 241, de 17 de julho de 2003. Dispõe sobre a oferta das vagas em regime de cotas dos cursos de graduação da UEMS. Dourados, MS, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA (IBGE). Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: http//www.ibge.br.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse.
LANDA, Beatriz dos Santos. Ações afirmativas para indígenas na UEMS: inserção dos/das egressos/as nas áreas de formação. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste da ANPEd (XIV ANPED-CO). Cárceres, MT: ANPEd, 2018.
LANDA, Beatriz dos Santos. A presença indígena no Ensino Superior da UEMS: a mobilização dos/das estudantes na construção de processos interculturais. In: GOROSITO, Ana María Gorosito (org.). Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21. Posadas-Misiones, Ar: Universidade Nacional de Misiones, v. 1, p. 4.842-4.856, 2018. Libro digital.
LANDA, Beatriz dos Santos. A formação de mulheres indígenas no ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. In: FARIA, Marisa de Fátima Lomba; COSTA, Alexandra Lopes; VIEIRA, Luciana Branco (orgs.). Mulheres na História de Mato Grosso do Sul. 1ed. Dourados: EdUFGD, v. 1, p. 235-260, 2017.
LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação intercultural: direitos, desafios e propostas de descolonização e de transformação social no Brasil. Cadernos CIMEAC, Uberaba, MG, 2017, v. 7. n. 1, 2017, p. 12-31.
MATO, Daniel. Superar el racismo oculto e interculturizar las universidades. Experiencias, avances y desafíos. Revista +E 7, Buenos Aires, Ar.: EDUNTREF, p. 188-203, 2017
VIANNA, Fernando de Luiz Brito Vianna; FERREIRA, Eva Maria Luiz; LANDA, Beatriz dos Santos; AGUILERA URQUIZA, Antônio Hilário. Indígenas no Ensino Superior: as experiências do programa Rede de Saberes, em Mato Grosso do Sul. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.