Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.106Abstract
O texto contém a descrição das práticas desenvolvidas ao longo dos períodos de assessoramento técnico em âmbito institucional (Secretarias Minicipais de Educação e escolas brasileiras), visando à integração e inclusão educacional de todos os alunos.
A partir de pesquisas realizadas com professores de redes de educação foi possível identificar os aspectos de maior vulnerabilidade na fase de transição para a educação inclusiva e planejar o assessoramento técnico. Este ocorreu junto às escolas, por iniciativa das equipes de educação especial. Tendo como objetivo gerar políticas sustentáveis de educação de boa qualidade para todos.
O texto finaliza-se com a menção de algumas perspectivas para o sistema educacional brasileiro, a partir das avaliações institucionais realizadas durante o período de assessoramento.
Palavras-chave: educação inclusiva; integração; necessidades educacionais especiais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.