Oralidade e letramento: que processo de ensino-aprendizagem em um novo quadro espaço-temporal?
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.123Abstract
A transformação eletrônica da expressão verbal tanto aprofundou a espacialização da palavra iniciada pela escrita e intensificada pela impressão quando trouxe consciência a uma nova era de oralidade secundária. Neste quadro de rápidas mutações sociais e onde os conceitos de espaço e tempo apresentam novas configurações, o letramento vê-se confrontado com novas perspectivas das quais só muito dificilmente percebemos os contornos. Algumas das questões filosóficas – e pedagógicas! – mais relevantes do nosso tempo têm a ver com o antigo problema do espaço-tempo, agora recolocado no contexto das experiências de conectividade, interatividade e transversalidade, que se tronam possíveis, e cada vez mais triviais, com o uso de novas tecnologias da informação. É à luz deste quadro que nos propomos analisar o modo como as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir, de imediato, para todos, um verdadeiro meio de abertura aos campos da educação, tornando-se, nesta área, um dos vetores privilegiados de uma sociedade educativa, na qual os diferentes tempos de aprendizagem sejam repensados de raiz.
Palavras-chave: oralidade; letramento; espaço-tempo
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.