Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática

Authors

  • Marcelo Bairral
  • Islene Freitas

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.175

Abstract

A implementação de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido objeto de estudo na pesquisa em tecnologia educacional. Nestes contextos geralmente são inseridas diferentes ferramentas comunicativas, dentre elas, o fórum de discussão. Nesta pesquisa analisamos interações de futuros professores em um fórum integrante de um cenário virtual de uma disciplina de graduação em matemática. Concretamente, identificaremos a importância dessas no desenvolvimento do conhecimento dos graduandos. O estudo sublinha que identificar o tipo de aportação é importante para que o formador busque alternativas motivadoras e entenda que diferentes formas de expressão do discurso exigem respostas distintas, principalmente, nos processos de ensino-aprendizagem em contextos em que há interações a distância.

Palavras-chave: formação de professores; interações; fórum virtual de discussão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-18

How to Cite

Bairral, M., & Freitas, I. (2013). Argumentar é preciso! O fórum virtual como espaço de discussão na formação inicial de professores de matemática. Movement - Education Journal, (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.175

Issue

Section

Thematic Dossier