Formação de professores: licenciaturas, currículos e políticas

Authors

  • Bernardete Gatti Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.254

Abstract

O artigo associa questões humanas emergentes na contemporaneidade com aimportância dos processos educacionais. Nos anos vindouros, cada vez mais oacesso e o domínio de conhecimentos relevantes socialmente associam-se adomínio de linguagens, ciências, tecnologias, e à construção moral e ética. Aimportância da escola e dos professores nesse processo é ressaltada. Um olharcrítico sobre a realidade educacional brasileira, através de seus dados e realizações,conduz à discussão da demanda de professores nas redes de ensino e dasdemandas que lhes são postas, no confronto com a formação que lhes é propiciadanos cursos de licenciatura.

Palavras-chave: Formação de professores; Políticas educacionais; Currículos;Licenciatura.

L’article associe les conditions qui émergent dans la situation humainecontemporaine avec l’importance des processus educationelles. Dans les années àvenir, chaque foi plus, le domaine de connaissances importants pour la viequotidienne et des citoyens seront associés à la compréhension des langages, dessciences, des technologies, et à la formation morale et éthique. Alors, l’importancede l’école et des maîtres dans ce processus est decelé. Um coup d’oeil critique estlancé sur la réalité de l’éducation scolaire au Brésil conduisant à la discussion sur lademande de maîtres dans les reseaux d’enseignement e sur sa formation dans descours universitaires.

Mots-clés: Formation de maîtres; Politiques éducacionelles; Curriculum scolaire;Licence.

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Author Biography

Bernardete Gatti, Fundação Carlos Chagas

Published

2015-08-31

How to Cite

Gatti, B. (2015). Formação de professores: licenciaturas, currículos e políticas. Movement - Education Journal, (2). https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.254