Formas de violência escolar: preconceito e bullying

Authors

  • José Leon Crochik

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.270

Abstract

O preconceito e o bullying são duas formas de violência escolar, ainda que não se restrinjam à educação escolar. Neste texto, indaga-se se se trata de um mesmo fenômeno ou, em caso contrário, qual seria sua relação, considerando quer as condições sociais e culturais que os produzem, como as necessidades psíquicas envolvidas. Para isso, essas formas de violência são associadas com o enfraquecimento da constituição do indivíduo que as desenvolve, tendo em vista o declínio da possibilidade de experiência nos últimos séculos.

Palavras-Chave: Bullying, preconceito, formação, experiência.

The prejudice and bullying are two forms of school violence, although are not restricted to education. In this paper we ask whether this is the same phenomenon or, if not, what is their relationship, considering both the social and cultural conditions that produce them, such as psychic needs involved. For this, these forms of violence are associated with the weakening of the constitution of the individual that develops, given the decline of the possibility of experience in recent centuries.

Keywords: Bullying, prejudice, education, experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-01-29

How to Cite

Crochik, J. L. (2016). Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movement - Education Journal, (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.270

Issue

Section

Thematic Dossier