Formas de violência escolar: preconceito e bullying

Auteurs

  • José Leon Crochik

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.270

Résumé

O preconceito e o bullying são duas formas de violência escolar, ainda que não se restrinjam à educação escolar. Neste texto, indaga-se se se trata de um mesmo fenômeno ou, em caso contrário, qual seria sua relação, considerando quer as condições sociais e culturais que os produzem, como as necessidades psíquicas envolvidas. Para isso, essas formas de violência são associadas com o enfraquecimento da constituição do indivíduo que as desenvolve, tendo em vista o declínio da possibilidade de experiência nos últimos séculos.

Palavras-Chave: Bullying, preconceito, formação, experiência.

The prejudice and bullying are two forms of school violence, although are not restricted to education. In this paper we ask whether this is the same phenomenon or, if not, what is their relationship, considering both the social and cultural conditions that produce them, such as psychic needs involved. For this, these forms of violence are associated with the weakening of the constitution of the individual that develops, given the decline of the possibility of experience in recent centuries.

Keywords: Bullying, prejudice, education, experience.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2016-01-29

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático