Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente

Autores

  • Rodrigo Mendonça dos Santos Universidade Federal Fluminense - Mestrando
  • Sandra Lucia Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense - Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.291

Resumo

Esse artigo examina algumas das relações entre as políticas curriculares e de avaliação externa do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo diálogos com experiências vividas por dois professores de Biologia da rede estadual de ensino. Utilizando referenciais do campo do currículo e da história da educação e mobilizando memórias destes professores, os quais produziram narrativas sobre suas experiências cotidianas com o Currículo Mínimo e as avaliações legisladas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), o artigo discute as tensões que envolvem o emprego dessas políticas e a autonomia docente no ambiente profissional.

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Biografia do Autor

Rodrigo Mendonça dos Santos, Universidade Federal Fluminense - Mestrando

Licenciatura em Ciências Biológicas, Professor da rede estadual do Rio de Janeiro e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Sandra Lucia Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense - Professor Titular

Doutora em Educação em Ciências. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

dos Santos, R. M., & Selles, S. L. E. (2016). Políticas de Currículo e Sistema de Avaliação Externa: Disputas Pela Autonomia Docente. Movimento-Revista De educação , (4). https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.291